A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (24/11) a segunda revisão tarifária das distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 30 de novembro.
Confira os índices médios a serem observados pelos diferentes consumidores nas faturas de energia elétrica:
Empresa
Classe de Consumo Consumidores cativos
Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV)
Por ex: residências
Alta tensão
Por ex: indústrias
Eletroacre
- 5,74% (negativo)
- 5,16% (negativo)
Ceron
- 19,97% (negativo)
- 7,69 % (negativo)
Os percentuais refletem, entre outros fatores, a redução das despesas das empresas com compra de energia devido à MP n° 466/2009. Com a edição da Medida Provisória, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que antes cobria a diferença entre o custo do combustível para a geração de energia nos sistemas isolados e o valor do equivalente hidráulico, passa a suprir a diferença entre o custo total da geração de energia nos sistemas isolados e o custo médio da energia comercializada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).
Veja os dados de mercado das distribuidoras:
Empresa
Nº unidades
Consumidoras
Área atendida
Eletroacre
186.970
22 municípios do Acre, incluída a capital Rio Branco
Ceron
450.978
52 municípios de Rondônia
Os documentos relativos aos processos da distribuidora estão disponíveis no perfil "A Aneel", no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiência Ano 2009 do endereço eletrônico www.aneel.gov.br.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.
RONDONIAGORA
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.